domingo, 20 de maio de 2012

Site americano da revista Rolling Stone lista “Os 10 grupos de K-pop que mais têm chances de se dar bem na América”


A presença do K-pop fica cada vez mais forte nos Estados Unidos. Com isso, o site americano da popular revista Rolling Stone listou os 10 ídolos coreanos que eles acreditam terem mais chances de fazer sucesso no país.
Os artistas selecionados pela revista foram: 2NE1SNSD (Girls’ Generation)Big BangWonder Girls,After SchoolBEASTAileeSISTARSHINee e miss A. Confira a tradução do artigo a seguir:

Os 10 gupos de K-Pop que têm mais chances de se dar bem na América

O vídeo de música popular coreana mais assistido do YouTube, “Gee” das Girls’ Generation,  alcançou 74.000.000 de visualizações somente nos Estados Unidos, ainda que a maioria dos fãs americanos de música pop nunca tenham ouvido falar dele. A música e o vídeo – um arranjo calculado, colorido e coreografado que mostra as nove integrantes do grupo feminino sorrindo e piscando para a câmera em roupas provocativas enquanto mudam a ordem de formação e de solistas sem qualquer dificuldade – resume como a música pop coreana (abreviada K-Pop) vem sendo capaz de quebrar a barreira do idioma e cativar uma apaixonada audiência nos Estados Unidos. Mais recentemente, grupos começaram a transformar esse interesse em lucrativas turnês americanas e a anunciar planos de lançar oficialmente músicas no país. E como que para batizar oficialmente o potencial do gênero nos E.U.A. como fenômeno da internet, o Google irá oferecer um show de K-Pop com múltiplas apresentações na sua sede na Califórnia no dia 21 de maio, que será exibido ao vivo através do canal da empresa no YouTube, YouTube Presents.
No passado, famosos artistas coreanos (como BoA e Se7en) fizeram estreias más sucedidas na América, provavelmente devido ao fato de que eles foram moldados por gravadoras americanas para serem apresentados de uma forma que elas achavam ser a melhor para adentrar neste mercado notoriamente difícil.
Ainda assim, o K-Pop ganhou um forte número de seguidores sem a ajuda de qualquer grande companhia americana. O K-Pop é uma mistura de tendências da música ocidental e do energético pop japonês (J-Pop), que grudam na cabeça dos ouvintes com refrões repetitivos, às vezes em inglês. (O K-Pop) combina uma fusão de gêneros, com canto e rap, e dá ênfase às apresentações e ao forte apelo visual.
Nunca muito sexualmente apelativo, o K-Pop poderia facilmente adentrar o ‘Top 40′ do mercado musical americano, se corretamente focado em crianças e adolescentes. A seguir estão os 10 grupos que teriam mais sucesso nos Estados Unidos – contando que lhes fossem permitido manter as mesmas músicas e conceito de imagem que os fizeram populares na Ásia.
2NE1
Um dos grupos mais notáveis da Coreia do Sul, 2NE1 se destaca pela vasta gama de sons ouvidos em seu último álbum, que inclui o sucesso das casas noturnas “I Am The Best“, a bem trabalhada faixa de eletro-pop/hip-hop “I Hate You”, e a emocionalmente carregada“Ugly”. Os variados gêneros e as amplas personalidades no 2NE1 deixam o canto/rap de Nicki Minaj só na lembrança. Sem qualquer investida nos E.U.A., o grupo chamou a atenção de will.i.am, que se dispôs a trabalhar na estreia americana do grupo, cujo rumores indicam que deverá acontecer até o final do ano. Ouvintes podem ter uma amostra de como a produção de will.i.am e 2NE1 irá soar com a faixa “Take On The World”, atualmente sendo utilizada numa propaganda da Intel. O forte senso de moda das quatro integrantes atraiu o olhar do designer Jeremy Scott, que chegou a trabalhar com o grupo. A maioria das integrantes possuem grande habilidade com a língua inglesa, e o grupo ganhou o prêmio de “Melhor Banda Novata do Mundo” da MTV Iggy, uma iniciativa da MTV que promove músicos do mundo todo.
Girls’ Generation
Girls’ Generation provou ser um dos principais grupos da Ásia, subindo ao topo de paradas musicais tanto na Coreia do Sul quanto no Japão. O grupo de nove integrantes recentemente lançou seu primeiro single internacional, “The Boys”, produzido por Teddy Riley (que já trabalhou com Michael Jackson), lançado nas versões em inglês, japonês e coreano. O grupo fez um teste para sua estreia americana (o álbum The Boys foi lançado em janeiro pela Interscope) através de apresentações com a música em grandes programas de TV como The Late Show with David Letterman e Live! With Kelly. Um sub-grupo contendo três das nove integrantes, chamado Girls’ Generation TTS (também conhecido como Taetiseo), tornou-se recentemente o grupo de K-Pop mais bem colocado na Billboard 200, com o álbum Twinkle na 126ª posição.  Com conceitos que variam do adorável (vide o single coreano “Oh!”) ao sexy (confira o single japonês “Mr. Taxi”), Girls’ Generation possui tanto versatilidade quanto coerência, o que as torna muito atraentes.
BIGBANG
Apesar dos quase dois anos sem atividades promocionais, a boy band BIGBANG continua a ser um dos grupos mais populares e estabilizados do K-Pop. Antes do seu retorno aos palcos esse ano, o BIGBANG fez um discurso no MTV European Music Awards 2011 após ganhar o prêmio de “Melhor Artista Internacional”. O prêmio foi votado por fãs, e viu o grupo ultrapassar Britney Spears e outros artistas populares de todos os continentes. O grupo ressurgiu com o álbum Alive, que contou com baladas mid-tempo e influenciadas pelo R&B, como “Blue”, e a energética “Fantastic Baby”. O álbum alcançou a 150ª posição da Billboard 200, apesar de não ter sido lançado fisicamente nem ter sido promovido na América. Os membros do BIGBANG G-Dragon e T.O.P , em particular, chamaram a atenção do super produtor Diplo (que produziu a faixa “Knock Out” para o álbum-projeto lançado pela dupla) e da cantora pop britânica Pixie Lott (que contou com a participação dos dois na faixa “Dancing On My Own”, em seu segundo álbum japonês).
Wonder Girls
O grupo de cinco integrantes Wonder Girls destaca-se como um dos poucos artistas coreanos que apareceram no ranking Billboard Hot 100, com a versão em inglês do single“Nobody”. A faixa alcançou a 76ª posição em 2007, após o grupo ter feito as aberturas dos shows da turnê nos Jonas Brothers, além de apresentações no “Wendy Williams” e “So You Think You Can Dance”. O grupo leva a sério sua entrada no mercado americano, passando a viver em Nova York e absorvendo a cultura americana enquanto estão de férias das atividades promocionais asiáticas. As Wonder Girls tiveram até seu próprio filme no especial da Teen Nick este ano, que produziu a faixa inspirada no dubstep “DJ Is Mine”, com a participação das School Gyrls. Para suas músicas em inglês, compositores famosos como Claude Kelly (Christina Aguilera, Britney Spears, Kelly Clarkson) Wynter Gordon ( Jennifer Lopez, Mary J Blige) e até mesmo Nick Jonas trabalharam com o grupo.
After School
Originalmente apresentadas como a versão coreana das Pussycat Dolls, After School destaca-se por suas performances ao vivo. Durante um ciclo de atividades promocionais, o grupo inteiro aprendeu uma coreografia com tambores para o single “Bang!”, e tornaram-se dançarinas de sapateado para a faixa coreana “Let’s Step Up”. Como exemplos de baladas dançantes eletro-pop, faixas como “Shampoo” e “Because Of You” resumem a mistura de gêneros que é o K-Pop. After School foi também o primeiro grupo vencedor daBillboard Japan na categoria Artista de K-Pop Novato do Ano. Com um sistema de graduação singular, que troca as integrantes do conjunto constantemente (similar ao jeito que a marca Pussycat Dolls trabalha), o grupo mantém-se relevante e inovador. Não se sabe se alguma das integrantes atuais (nove garotas fazem parte do grupo no momento) sabe falar inglês fluentemente, mas, com a rotação de membros, se uma estreia americana estivesse em vista, faria sentido para a agência do grupo se eles contratassem integrantes que falam inglês.
BEAST
Enquanto o BIGBANG representa as boy bands mais estabilizadas da Coreia do Sul, Beast incorpora uma nova onda de boy bands que abalam as estruturas. O grupo coloca uma ênfase especial nos vocais, o que pode ser ouvido no single “Fiction”. Um fato interessante é que o conjunto é formado por integrantes que ou foram eliminados da formação de outros grupos populares, ou por aqueles cujos grupos nem chegaram a ser lançados. Seus vídeos musicais (incluindo os de faixas como “Shock” e “Beautiful”) já ultrapassaram milhões de visualizações, e muitos dos integrantes do grupo comprovadamente falam um bom inglês.
Ailee
Ailee é natural de New Jersey, e conquistou seu lugar na Coreia do Sul através de um reality show na TV. Ela teve como mentor o veterano do K-Pop Wheesung num episódio especial do programa “Singer and Trainee”, no qual ela ganhou em primeiro lugar com o cover de “Hallo”, da Beyoncé. Seu single de estreia, “Heaven”, que ficou no topo das paradas musicais coreanas por muito tempo, é bem similar a “Hallo”, com fortes batidas R&B em meio a vocais hora suaves, hora poderosos. O conhecimento de Ailee tanto da cultura americana quanto da coreana deixa-a em boa posição quanto ao seu potencial de estreia na América.
SISTAR
O vigoroso grupo feminino Sistar obteve uma das melhores bases para atrair a atenção nos E.U.A. quando conquistou a primeira posição na inauguração do ranking daBillboard Korea K-Pop Hot 100. O single “So Cool” foi produzido por uma das maiores equipe de produtores da Coreia do Sul, Brave Brothers, que pode ser equiparada ao RedOne na América, com suas produções dance/pop (confira também “How Dare You”). Sistar e Brave Brothers recentemente lançaram o audacioso single “Alone”. O grupo se apresentou (ao lado de Beast e SHINee) no K-Pop Masters Concert, realizado pelaBillboard em Las Vegas neste ano, onde a integrante Dasom interagiu com a plateia em inglês.
SHINee
Com o recente sucesso de boy bands como One Direction e The Wanted, seria idiotice não considerar o grupo SHINee como sérios competidores no mercado americano. O quinteto vem lançando atraentes singles eletro-pop na Coreia, como “Ring Ding Dong” e “Lucifer”; o recente single “Sherlock” não apenas exibe a ênfase que o grupo dá a refrões cativantes, mas também lembra o estilo vocal do Jackson 5. “Sherlock”, em particular, é notável em qualquer gênero como “remix híbrido”, compreendendo duas faixas de seu último álbum, “Clue” e “Note”. A maioria dos integrantes pode falar inglês.
miss A
Este grupo composto por quatro integrantes possui um som versátil, da viciante “Good-bye Baby” às faixas sensuais “Touch” e “Lips”. miss A lançou o single em inglês “Love Alone”, uma parceria com o produtor alemão Fuego (que co-produziu “Whacha Say” de Jason DeRulo e “Turn Up The Music” de Chris Brown”). A faixa mé uma síntese da atual música pop americana, e o grupo soa com naturalidade.

Vou torcer para todos eles se darem bem lá!! ^^
Créditos: Rolling Stone e Sarangingayo


Nenhum comentário:

Postar um comentário